PROJETO AGITA CANGUÇU NOS BAIRROS

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 26 de ago. de 2010 11:19

Trata-se de um conjunto de ações que irão transformar a prática de atividades físicas em Canguçu, tornando-a mais segura e saudável. Iremos promover entre a população mudanças comportamentais significativas, estimulando o canguçuense a hábitos de vida mais saudáveis",
* Contato com a comunidade através dos agentes de saúde, escolas e centros de apoio;
* O "Agita Canguçu" será realizado inicialmente nos ginásios municipais no turno da noite no período das 19h às 20h, com o seguinte cronograma:
- segunda-feira e quarta-feira ( ginásio municipal Conrado Ernani Bento – 18h às 19h)
- terça-feira e quarta-feira ( ginásio da escola Firmina Moreira – 19h às 20h )
- terça-feira e quarta-feira ( ginásio Valdemar Bosenbecker – 20h às 21h )
* O projeto terá início no dia 1º de setembro,
* O projeto irá dispor de uma estrutura de atendimento composta por monitores que irão oferecer serviços de atividade física aeróbica, registro de peso e altura, verificação de pressão arterial basal, peso corporal, acompanhamento da freqüência cardíaca, distribuição de material educativo sobre os cuidados e critérios para a prática de atividade física e seus benefícios, sobre o controle de doenças, tais como diabetes, hipertensão e obesidade, além de informações sobre fatores de riscos coronarianos, fumo, álcool, stress, gordura e outros;
* O projeto conta com professores de educação física para a realização de alongamentos, orientação postural, orientação sobre o calçado adequado para a prática das atividades, avaliação de exercícios, entre outras. Além destes, também haverá profissionais da área biomédica para verificação de pressão arterial, teste de glicose e outras orientações de saúde.

Secretaria estimula esporte no município

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 10:15


Núcleo de Esportes da SMEE desenvolve ao menos 20 ações no período de 2 anos de gestão e revela que esporte é uma das prioridades


Sabidamente, os benefícios do esporte são inúmeros: mais saúde, melhor condição física e mental, sadia socialização das pessoas, maior integração das comunidades. Além disso, as práticas esportivas são um “remédio” preventivo a situações de vulnerabilidade social e uma estratégia para a boa formação de crianças e adolescentes.

Essas são as razões que norteiam as ações da SMEE em termos de apoio ao esporte, tanto nas escolas como nas comunidades. Apoio financeiro, auxílio na arbitragem, orientação técnica, coordenação de atividades desportivas, oferta de transporte a equipes, custeio com premiações – medalhas e troféus, apoio aos campeonatos das comunidades são algumas das muitas ações que a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, através de seu Núcleo de Esportes, tem realizado em prol do esporte neste curto período de dois anos de trabalho.

Também, são atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Esportes da SMEE:
- TEIC – Torneio Escolar de Integração de Canguçu: nas modalidades de Futsal, Voleibol, Handebol e Atletismo fases Regional e Final;
- JERGS – Jogos escolares do RS: Atletismo, Futsal, Handebol, Basquete, Futebol de Campo, Xadrez;
- Reuniões bimestrais com professores de Educação Física;
- Seminário de Atualização dos professores de Educação Física;
- Coordenação dos dois Núcleos do Programa Segundo Tempo do Governo Federal – nas atividades esportivas e torneios;
- Entrega de material desportivo – bolas para as Escolas Municipais;
- Torneio de Futsal de Segunda Divisão;
- Torneio de Futsal de Clubes: 3 categorias – Masculino Aberto, Feminino Aberto e Sub 13;
- Torneio Intermunicipal de Vôlei;
- Torneio de Bocha;
- Apoio ao Futebol de Campo Feminino;
- Guri Bom de Bola – fase Regional;
- Taça RBS Futsal;
- Rústica Escolar e Aberta;
- Campeonato de Firmas – modalidade Futsal – parceria ACICAN;
- Apoio aos campeonatos de Futebol de Campo;
- Circuito de Bicicleta – Semana de Canguçu;
- Torneio de Firmas Comerciais – Semana de Canguçu;
- Rústica da Semana de Canguçu;
- Torneio da Semana da Pátria – Futsal

CEAFs e CRAS fazem homenagem aos Pais

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 05:11



Na última sexta-feira, dia 20, no CEAF Triângulo, foi realizada uma homenagem aos Pais, que reuniu os 3 centros de Assistência Social: CRAS Vila Nova, CEAF Vila Fonseca e CEAF Triângulo.

A noite contou com apresentações de grupos de danças e canto, dança de rua, uma dinâmica entre pais e filhos, realizada pelas Assistentes Sociais e Psicólogas e a presença de autoridades.

A Brigada Mirim também esteve presente no evento e mostrou que já está se preparando para as comemorações do dia 07 de setembro, realizando ensaios todas as semanas, às terças, quartas e quintas, no CEAF Triângulo.

III Jogos a Amizade entre Caps

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 04:56


Os III Jogos da Amizade entre Caps, fizeram parte da Semana de Aniversário do Caps I Nossa Casa de São Lourenço do Sul - RS, a qual completa 22 anos. A data da realização dos III Jogos da Amizade entre Caps, foi dia 19 de agosto de 2010.

O CAPS de Canguçu foi convidado para o evento e participou de duas modalidades, futsal e cabo de Guerra, obtendo os seguintes resultados:

Futsal 1º Lugar

CAPS Canguçu 6 x 1 CAPS Capão do Leão

CAPS Canguçu 6 x 0 CAPS Sâo Lourenço do Sul

CAPS Canguçu 5 x 0 CAPS Pelotas

CAPS Canguçu 8 x 0 CAPS Sâo Lourenço do Sul

Cabo de Guerra 2º Lugar

Banda Acanguaçu

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 20 de ago. de 2010 10:01

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 06:35

Banda Acanguaçu

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 06:25


A Banda Acanguaçu continua seus ensaios com todo o fôlego. Ontem foi dia de receber mais uma visita técnica da equipe responsável pelo projeto Bandas Comunitárias e mostrar todo o talento que têm.

Esta Banda, que teve início no mês de março do corrente ano é composta por 44 pessoas, entre elas, 6 balizas e 3 porta-bandeiras e une mães e filhos em uma atividade saudável e que visa a inclusão social e a prevenção à violência e o consumo de drogas.

As mães que não fazem parte da banda acompanham seus filhos nos ensaios e não escondem o orgulho e a alegria que sentem. Crianças e adultos que não acreditavam que conseguiriam tocar um instrumento musical, hoje mostram que, com força de vontade, nada é impossível.

Os ensaios acontecem no CEAF Triângulo durante a semana, em horário inverso à escola e, quando necessários, aos finais de semana.

Para ver mais fotos do ensaio da Banda, clique aqui .

Prova Brasil avalia alunos de Canguçu

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 18 de ago. de 2010 05:10


Escolas do município atingem o melhor desempenho entre os da Zona Sul

Processo semelhante ao Provinha Brasil, a Prova Brasil também é um instrumento de verificação do rendimento dos alunos matriculados na 4ª série/5º ano e na 8ª série/9º ano, em aplicação bianual, através das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A intenção é coletar informações relativas ao desempenho dos estudantes a fim de que os dados permitam verificar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – o Ideb e, a partir, elaborar estratégias que venham a melhorar a educação nas escolas.

A Rede Municipal, em 2007, atingiu o Ideb de 4,5 nos Anos Iniciais e 3,7 nos Anos Finais do Ensino Fundamental, índices acima da média brasileira das escolas municipais. Também, Canguçu ficou com a melhor pontuação da Região Sul.

A Prova Brasil é realizada com o apoio do SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, do MEC.

Professores da Heitor Soares Ribeiro receberão capacitação para uso de tecnologia digital

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 17 de ago. de 2010 07:24

Escola Municipal da Florida foi contemplada com 383 computadores portáteis e será a primeira do município e região a beneficiar-se da nova metodologia pedagógica

A E.M.E.F. Heitor Soares Ribeiro, localizada na Florida, em Canguçu, selecionada pelo Programa Um Computador por Aluno – UCA, foi a única contemplada na região com os computadores portáteis e uma das 85 escolas beneficiadas na primeira fase de distribuição das máquinas no Brasil. A ação deve-se ao Programa Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação junto à Prefeitura de Canguçu.

O laptop tem perfil educacional. Possui 4 gigabytes de HD, memória de 512 MB e tela de cristal líquido de 7”, bateria com autonomia mínima de 3 horas, peso de 1,5 kg e conexão à internet sem fio.

O objetivo do Programa UCA é inovar o ensino no país, melhorando a qualidade da educação pública.

Para isso, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes selecionou profissionais para a capacitação junto à UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul para que, num segundo momento, esta equipe possa capacitar e orientar os professores quanto ao uso da tecnologia na escola e sala de aula. No caso, os docentes da Heitor Soares Ribeiro, uma vez cadastrados, receberão a capacitação que tem caráter técnico e pedagógico.

Os professores já receberam os laptops para ambientação prévia aos softwares e gradativo uso das ferramentas digitais. Quanto aos alunos, após configuração técnica das máquinas, o que deve coincidir com a preparação dos docentes, receberão os computadores para o trabalho diário em classe.

Coordenador da Regional Sul da AD Costa Doce quer fomentar turismo em cada município

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 16 de ago. de 2010 06:47




O secretário do Turismo, Esportes, Indústria e Comércio de Canguçu, Nilson Nornberg, foi eleito coordenador da Regional Sul, na última runião do Conselho Deliberativo da Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce (AD Costa Doce), que ocorreu no dia 2 de agosto, em São Lourenço do Sul. Na ocasião, a entidade passou a ter as coordenações da Regional Sul e Regional Centro-Sul.
De acordo com Nornberg, a preocupação maior será com a união dos municípios. “O trabalho é um só, mas queremos encurtar as distâncias, para podermos ter um acompanhamento mais próximo e específico dos municípios. Mas quando houver dificuldades, todos nós trabalharemos juntos, como sempre fizemos”, ressalta.
As documentações para o trabalho com as cidades da Regional Sul, que compreende os municípios entre Turuçu e Chuí, já foram entregues a Nornberg. “A minha meta é procurar todas as cidades da Zona Sul para desenvolvermos cada vez mais o turismo da Costa Doce, que tem um potencial muito grande e inexplorado”.
E as ações já começam na semana que vem: “Neste final de semana, haverá a Kolonie Fest aqui em Canguçu, que é um grande evento e está tomando o nosso tempo. Mas já na semana que vem, pretendo organizar um planejamento estratégico e começo a visitar todos os municípios para saber da sua situação individual e adequar o trabalho a cada um deles”, anuncia Nornberg. “Canguçu é um exemplo claro de que se pode sair de uma situação em que a população não enxerga o potencial turístico e acha inviável divulgá-lo. Queremos mostrar isso para os outros municípios, que vivem isso, e ajudar a organizar, junto com os secretários e prefeitos, o turismo local”, explica.

TEIC do Grupo 03 é hoje

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 06:45

TEIC se aproxima da grande final no dia 18 desta semana


No Ginásio Municipal de Esportes Conrado Ernani Bento, durante o dia de hoje(16), está acontecendo mais uma fase do TEIC – Torneio Escolar de Integração de Canguçu, na modalidade Futsal, do Grupo 03, formado pelas escolas Santo Ângelo, Guido Venzke, Alberto Bergmann, Carlos Mesko, Zótico Soares, Alberto Winke e Carlos Soares da Silveira.

Amanhã será a vez do TEIC, Grupo 05. Os jogos acontecerão da E.M.E.F. Castelo Branco, 4º distrito.

Os classificados de cada grupo do TEIC participarão da grande final, nesta quarta-feira, dia 18, onde estão previstos 100 jogos: 50 (A e B) no Ginásio Municipal de Esportes Conrado Ernani Bento e 50 (C e D) no Ginásio Municipal Frederico Valdemar Bosembecker.

Festa do Colono impressiona pelo público recorde de aproximadamente 8.000 pessoas

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 06:37




Herval tem uma das maiores festas da colônia e mostra a relevância desse segmento cultural e econômico


Neste domingo, 16 de agosto, no Herval, 2º distrito de Canguçu, na Vanda Venzke, aconteceu a Festa do Colono.

O dia festivo foi recorde de público e organizado pelas famílias Griep e Venzke. Autoridades da Administração da Prefeitura de Canguçu estiveram presentes e prestigiaram o evento que contou com desfile temático dos imigrantes, a cargo da SMEE; com a apresentação da Banda da Brigada Militar, de outras bandas e a escolha das novas Rainhas, além de exposição comercial das empresas locais.

Viva Bem no Trânsito

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 06:19

No dia 13, foi a vez do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida receber uma atividade do projeto Viva Bem no Trânsito. veja algumas imagens clicando aqui .

TEIC de Futsal na cidade

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 13 de ago. de 2010 06:24

Posto de saúde da Vila Nova

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 12 de ago. de 2010 05:56





TEIC tem fase na cidade

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 05:52

O dia de hoje(12/08) será emocionante para as escolas participantes do TEIC – Torneio de Integração de Canguçu, modalidade Futsal.

No Ginásio Municipal de Esportes Conrado Ernani Bento, pela manhã e pela tarde, ocorrerão 36 jogos envolvendo as escolas da sede: Geraldo Antônio Telesca, Irmã Maria Firmina Simon, Presidente Getúlio Vargas, Victor Marques Porto, D. Pedro II, Henrique Germano Brockmann e João de Deus Nunes.

A final do TEIC está prevista para o dia 18 de agosto, no Ginásio Municipal de Esportes Conrado Ernani Bento.

Comitê Gaúcho de Controle Social promove Reunião Pública

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 11 de ago. de 2010 06:52

Convido todas as entidades sindicais, movimentos populares, autoridades municipais e estaduais, ONGs e sociedade em geral da Região Sul, para participar de uma Reunião Pública promovida pelo Comitê Gaúcho de Controle Social, que acontecerá no próximo dia 11 de agosto, às 14hs, no Auditório do Colégio Pelotense, Av. Bento Gonçalves, esquina com a Rua Marcilio Dias, em Pelotas.
Neste evento estará sendo discutido o tema dos pedágios no Polo de Concessão Rodoviária Pelotas/RS. Para orientar o debate, teremos a presença do Sr. Cloraldino Severo, Ex-ministro dos Transportes e membro do CGCT, com uma apresentação de seu amplo estudo sobre o assunto.
A participação de todas as lideranças da região é importantíssima, para que possamos tomar conhecimento dos estudos e buscar uma alternativa aos altos valores dos pedágios na região.
Atenciosamente,

Cássio Mota
Prefeito de Canguçu
Presidente da Azonasul
Contato: 53 91063948

Secretaria de Educação e Esportes adquire 6 novos veículos para o transporte escolar

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 06:50

Segurança e qualidade para melhor atendimento da demanda estudantil da zona rural é o principal benefício dos veículos

Canguçu tem uma das maiores redes de escolas da Zona Sul e atualmente são transportados mais de 4.200 alunos, entre transporte escolar da Prefeitura e terceirizado. Ressalta-se o fato de que a maioria dos estudantes são moradores do interior, o que demanda uma sistemática de transporte no sentido de assegurar o acesso desses jovens às escolas distribuídas pelos cinco distritos do município, o que envolve grandes distâncias de deslocamento diário.

Em razão dessa realidade, a Prefeitura de Canguçu, por meio da SMEE, realizou processo de adesão ao Programa Caminho da Escola no ano de 2007 para renovação e ampliação da frota de veículos do transporte escolar.

Passado o período referente ao processo de adesão e aprovação da proposta do município junto ao MEC/BNDES, Secretaria Municipal de Educação e Esportes, em 2009, recebeu 3 micro-ônibus e 3 ônibus para o transporte escolar da rede. Segurança e qualidade são os principais benefícios oferecidos à comunidade canguçuense.

SMEE investe na educação da Rede Municipal

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 06:49

Prefeitura de Canguçu busca educação de qualidade por meio de adesão a programa do Governo Federal


Canguçu possui uma das maiores redes de educação do interior do Estado ao ultrapassar mais de 6 mil alunos lotados nos 36 estabelecimentos educacionais. Nesse contexto, educação de qualidade tem sido a tônica das políticas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes junto às escolas do município.
A partir de 2007, o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE – lançado pelo MEC, resultou no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, uma das estratégias para apoiar iniciativas de municípios em favor da elaboração de boas políticas de educação.
A SMEE fez a adesão ao Compromisso Todos pela Educação e, a partir de diagnóstico preciso, definiu estrategicamente as principais metas para os próximos anos, até 2012, de forma a qualificar a educação do município. Todas as ações foram definidas no Plano de Ações Articuladas – PAR – junto ao Ministério da Educação.
Desde então, a partir do Termo de Cooperação Técnica, firmado entre Prefeitura de Canguçu e MEC, Gestão Educacional, Formação de Professores e de Profissionais de Serviços e Apoio Escolar, Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos são dimensões contempladas pela parceria. Acessibilidade, formação de professores, informatização das escolas de Ensino Fundamental, implantação e melhoria de bibliotecas e laboratórios de Ciências são ações que vêm sendo desenvolvidas.
Por fim, destaca-se que todas essas ações são estratégias para que a Rede Municipal melhore o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e as condições de ensino-aprendizagem de professores e alunos.

De virada, Seleção incendeia Ginásio de Esportes

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 9 de ago. de 2010 10:04

Seleção de Canguçu vira resultado e goleia Pedro Osório por 5 x 3

O jogo eletrizante aconteceu nesta sexta-feira, dia 06/08, pela Taça RBS de Futsal. A Seleção de Canguçu saiu perdendo no primeiro tempo, mas no segundo, sob o comando do técnico Marcelo de Oliveira, mostrou a força de um bom futebol ao construir um placar de virada que deu a vitória ao time e enlouqueceu a torcida de 359 pessoas.

Bebezinho, com dois gols, Maninho, Zuca e Mergulhão com 01, cada, foram os jogares da Seleção de Canguçu responsáveis pelo placar de 5 x 3. Cartões amarelos, apenas 4, de Jaime Karnopp, Rodrigo Müller, Zuca e Mergulhão e 3, de Gui, Mauro e Jhosifer – de Pedro Osório.

Mais de 6.200 alunos recebem alimentação escolar na Rede Municipal

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 09:59



Cardápio rico em nutrientes e diversificado tem origem na Agricultura Familiar de Canguçu

Em atendimento à Lei 11.947/2009 que dispõe as diretrizes sobre a alimentação escolar nas escolas brasileiras, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, através do Setor de Alimentação Escolar, tem conduzido o processo de aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar de Canguçu.

A iniciativa, além de cumprir o disposto legal, propicia uma melhor qualidade alimentar e nutricional aos estudantes das escolas municipais ao fornecer alimentos saudáveis e ao respeitar os hábitos culturais das famílias da região. Além disso, o fato de agricultores familiares venderem sua produção à Prefeitura, para a alimentação escolar, representa uma nova oportunidade de negócios e geração de renda, vindo a dar uma maior sustentabilidade ao meio rural do município. Mel, suco, peixe, cebola, cenoura, feijão, batata são alguns dos exemplos de produtos adquiridos.

Para realização da compra dos produtos, é feito Chamada Pública, onde são apresentadas as propostas dos agricultores familiares, todos organizados em grupos formais, entendendo-se por cooperativas e associações. Do montante envolvido para a aquisição dos alimentos, a SMEE dedica pelos menos 30% do valor para os gêneros da Agricultura Familiar, respeitando o que determina a legislação.

Ainda, a alimentação escolar oferecida na Rede Municipal conta com a atuação do Conselho de Alimentação Escolar que, de maneira ativa, colabora nas discussões e decisões afins. Também há a orientação de nutricionista quanto à organização dos cardápios oferecidos nas escolas de forma a assegurar uma alimentação de qualidade. Além disso, a SMEE realizou, junto ao CECANE-UFRGS – Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar, curso de capacitação para a alimentação escolar, realizado em três momentos

Seleção de Canguçu enfrentará Pedro Osório

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 3 de ago. de 2010 10:05

Pela Taça Zona Sul de Futsal, a sexta-feira, dia 06/08, promete ser uma noite “quente” no Ginásio Municipal de Esportes Conrado Ernani Bento. Às 21 horas, a seleção de Futsal de Canguçu receberá em casa o time de Pedro Osório, líder até então da chave D com 6 pontos ganhos.

A seleção de Canguçu tem 3 pontos e pretende com o jogo de sexta-feira conquistar melhor pontuação entre os participantes da Chave D.

Entre as chaves, a seleção de Camaquã, chave C, tem 9 pontos; Arroio Grande (chave A) com 6 e Chuí (chave B) com 4 são os que lideram o campeonato.

Estudantes de Canguçu participarão da Fase Regional do JERGS

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 10:05

Após a primeira fase do JERGS, no âmbito municipal, contou com quase 700 inscritos nas diferentes modalidades e categorias do atletismo. Desta fase, houve a classificação de alunos que conquistaram o direito de disputar a 2ª Fase da 5ª Coordenadoria e, agora, enfrentarão a 3ª Fase do JERGS, âmbito Regional, no dia 18 de agosto, envolvendo os finalistas de outras Coordenadorias.

Na 2ª Fase, ocorrida em 07/07/2010, classificaram-se por Canguçu:
- Prova 4x50m rasos – Mirim/Feminino:
Andrine Bierhals Nornberg, Jaqueline Fonseca Rodrigues, Lineker Eicholz Storch e Michele Buchweitz Siefert – todos da Escola Carlos Meskó;

- Prova Arremesso de Peso – Mirim/Masculino:
Thales da Rocha Duarte – Escola Guido Timm Venzke.

- Prova 75m rasos – Infantil/Feminino Final:
Marcely da Silva Duarte – Escola Carlos Meskó.

- Prova 250m rasos – Infantil/Feminino Final:
Marcely da Silva Duarte – Escola Carlos Meskó.

- Prova Salto em Altura – Infantil/Feminino:
Júlia Bom Pureza – Escola Secundino S. Silva.

Os vencedores da 3ª Fase do JERGS disputaram a grande final do JERGS, na fase Estadual.

Escolas da Rede Municipal de Canguçu retomam atividades

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 10:04

Cadernos, pastas, livros e a alegria de reencontro das amizades dão o tom do recomeço das aulas


Após breve período de descanso, os 6.211 alunos das 33 escolas da rede municipal e professores, a partir de amanhã, dia 04/08, darão reinício às atividades escolares referentes ao período do segundo semestre do ano letivo de 2010.

O dia de hoje foi marcado por reunião pedagógica de professores para definição de estratégias de acolhida dos estudantes e do andamento das atividades previstas até o final do ano.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes deseja a professores e a alunos um excelente retorno às atividades escolares.

CAPS

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 2 de ago. de 2010 06:56






Censo 2010 começa hoje

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 06:45




Agora pela manhã, as Agentes Censitárias Supervisoras Darlene Cardoso e Mariane Blass, juntamente com a Agente Censitária Municipal, Pauline Treicha, estiveram no Gabinete do Prefeito Cássio Mota para fazerem o lançamento do Censo 2010, o primeiro que será 100% informatizado.

O Posto de Coleta no município de Canguçu será na Escola Santo Antônio e se alguém tiver alguma dúvida, poderá entrar em contato pelo telefone 3252 3147.