QUER CRESCER? VENHA PARA CANGUÇU

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 30 de set. de 2010 11:41

Distrito Industrial de Canguçu é o novo nicho de desenvolvimento da Região Sul

Canguçu é o município que mais cresce na Região Sul nos últimos anos. Hoje já ocupa o 3º lugar em desenvolvimento econômico e tem uma atividade comercial bastante intensa. Sabendo das potencialidades e das oportunidades que o município dispõe, muitas empresas, muitas delas, redes, firmaram ponto na Cidade . E todas experimentam boa saúde econômica.



A principal razão desse desenvolvimento deve-se ao fato de a economia municipal estar alicerçada na expressiva agricultura familiar e na pecuária de leite e corte junto ao setor comercial.

O Distrito Industrial
Atenta a essa realidade, a Prefeitura Municipal vem, ao longo dos anos, projetando e apoiando iniciativas para que Canguçu entre também no ciclo do desenvolvimento industrial. Para isso, construiu uma área com toda a infraestrutura necessária para a instalação de indústrias, nas margens da BR 392, próxima à Cidade e apenas a 100 Km do Porto de Rio Grande, o que facilita a possibilidade de exportação de bens produzidos no município.
Empresas que já descobriram o potencial econômico de Canguçu e que desenvolverão suas atividades no Distrito Industrial
- Hoenke, no ramo de conservas, gerará de 120 até 400 empregos;
- Zenker, metalúrgica, absorverá em torno de 30 empregos;
- Bonow Cerâmica, demandará de 50 a 100 postos de trabalho;
- Bohn e Shneider – metalúrgica – empregará no mínimo 20 funcionários.



Pelo acordo entre a Prefeitura e as empresas, a mão-de-obra será local, uma das vantagens de investimento no município por tê-la disponível.

Ainda, a Prefeitura Municipal tem interesse em indústria no ramo de abate de aves para o Distrito Industrial. O potencial nesse segmento é promissor uma vez que Canguçu conta com mais de 13.000 pequenas propriedades rurais que, por sua natureza de economia familiar, adaptam-se bem a atividade de criação de aves.

Para o Prefeito Cássio Mota, o passo que agora falta é industrializar definitivamente o município para gerar mais empregos e dar uma melhor condição de vida à população. Já para o Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Nilson Nornberg, o sonho de industrializar Canguçu é de longa data e que hoje se consolida como uma oportunidade de desenvolvimento local, principalmente pelo potencial que o município tem a oferecer no segmento industrial.



Veja a matéria completa no site oficial da Prefeitura: http://www.prefeituracangucu.com.br/

Escola de Educação Infantil recebe equipamentos

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 07:24

 Agora, pela manhã, aconteceu a entrega de 6 cadeiras de papá, 6 carrinhos de bebê e 2 cercados para criança à Escola de Educação Infantil Santa Isabel.


A ação é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Esportes e contou com a presença do Secretário da pasta Ândrio Aguiar.




JOSÉ LUIZ DA SILVA PROMOVE “SINAL VERDE”

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 07:24

“Tem gente que faz” - essa é a máxima da Escola ao acreditar que mudança para atitudes positivas faz o trânsito melhor

Dia 28/09, pela manhã e tarde, foi o dia da E.M.E.F. José Luiz da Silva, 5º distrito, viver um dos dias mais importantes do ano ao compartilhar conhecimentos sobre trânsito e vida.

Os 120 alunos da Escola puderam mostrar quanto já estão sensibilizados com o tema que foi abordado pelas equipes de profissionais da SMEE, da STTOP e do CFC-Canguçu.

O Projeto Viva Bem no Trânsito tem sido um sucesso nas Escolas que aderiram à ideia principalmente porque a metodologia envolve dois momentos distintos. Em primeiro, é feito um trabalho de motivação e reflexão sobre os valores e as escolhas bem como os perigos inerentes à vida, sobretudo de crianças e adolescentes. Em segundo, a dinâmica passa para os aspectos mais técnicos acerca do trânsito, reforçando a ideia central de que tudo como na vida e no trânsito, depende de atitudes.

Além dessa sistemática feita por recurso audiovisual e de maneira interativa entre as equipes e alunos, o conteúdo e a linguagem são adequados conforme a faixa etária do público. Um exemplo disso é o fato de que para os estudantes da tarde, dos anos iniciais, Lilico, personagem carismático, é uma forma de atrair o interesse e trabalhar conceitos sobre o tema ludicamente.

Guri Bom de Bola

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 07:22

Hoje, às 8h30, no Esporte Clube América, estará acontecendo o Guri Bom de Bola.

As E.M.E.F. D. Pedro II, Geraldo Antônio Telesca e Irmã Maria Firmina Simon e a E.E.E.M. João de Deus Nunes estarão jogando pelo Guri Bom de Bola.



O evento conta com o apoio do Núcleo de Esportes da SMEE.

PROGRAMA DE HABITAÇÃO BENEFICIA MAIS DE 700 PESSOAS

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 07:12

No Bairro Triângulo, encontram-se em ritmo acelerado as obras de construção dos 180 apartamentos que servirão de moradia a famílias de baixa renda. São previstas mais de 720 pessoas que receberão o novo lar a um custo mensal de apenas R$ 50,00.

O projeto é decorrente de parceria da Prefeitura de Canguçu junto à Caixa Econômica Federal, pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, em adesão feita em maio de 2009.

Cada apartamento possui dois quartos, uma sala, uma cozinha, um banheiro e uma área de serviço.

A previsão é que as famílias receberão seus apartamentos no início do ano de 2011, quando as obras estarão finalizadas.

35 CASAS SÃO ENTREGUES

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 29 de set. de 2010 11:04


A Prefeitura de Canguçu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, fez a entrega da chave, referente as 35 casas que beneficiarão mais de 140 pessoas, moradoras na Vila Nova.

A ação é decorrente de parceria feita entre a Prefeitura e a Crenhor, pelo Programa Social de Habitação – PSH.

Para a Secretária da Assistência Social, Mara Mota, cuidar das famílias é também ter a preocupação com políticas direcionadas para a habitação.



Veloterra

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 10:42

“PATRULHA DO TRÂNSITO” conscientiza estudantes

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 24 de set. de 2010 09:41

Envolver para formar é a dinâmica que a escola municipal Oscar Fonseca da Silva tem feito para promover um trânsito mais consciente

No dia 21 de setembro, a E.M.E.F. Oscar Fonseca da Silva realizou o dia de culminância de suas ações dentro do Projeto Viva Bem no Trânsito. Ao total, pela manhã e tarde, mais de 260 alunos estiveram envolvidos nos momentos em que as equipes da SMEE e do CFC-Canguçu promoveram sobre o tema.

Um ponto relevante da Escola na ação de conscientização sobre as boas atitudes frente ao trânsito é a criação da Patrulha do Trânsito, composta por um representante (aluno) de cada turma, para atuar no andamento das atividades desenvolvidas. A ideia é envolver, de maneira lúdica, as crianças para o aprendizado sobre as questões do trânsito

A escola estava decorada por placas de trânsito e trabalhos de alunos.

ESCOLA FRANCISCO MEIRELES REALIZA PALESTRA DE SENSIBILIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 09:39

Na manhã de ontem, estiveram reunidos os Educadores Ambientais Leandro Campelo e Roberta Luzzardi e a estagiária Beatriz Bederode da Secretaria de Planejamento, Meio ambiente e Urbanismo; a Educadora Ambiental representante da Empresa Celulose Rio-grandense, Aline Soares e o Técnico Agrícola da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Ireno Bichet para a fase inicial de sensibilização e mobilização para formação de multiplicadores ambientais na Escola de Ensino Fundamental Dr. Francisco Meirelles localizada no 3º distrito, na localidade Vau dos Prestes. A proposta inicial é formar Multiplicadores ambientais para a construção da Agenda XXI Escolar. Esses multiplicadores estarão fazendo parte do projeto de estruturação do pátio escolar com a criação de horta ecológica, compostagem e paisagismo. Acrescenta-se que em outra etapa do projeto está prevista a construção de um reservatório para a captação da água da chuva e de uma praça de lazer. No dia de hoje, a mesma equipe estará presente na APAE e no dia 27 de setembro, serão visitadas as escolas EMEF José Luiz da Silva e a EMEF Pres. Getúlio Vargas.


Diversidade Textual: os Gêneros na Sala de Aula

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 09:28


Desde junho de 2010 vem acontecendo o Curso Diversidade Textual: os Gêneros na Sala de Aula. Refletir sobre os gêneros como objetos de ensino-aprendizagem, atendendo a necessidade de formação contínua dos professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino, é o principal foco.

O Curso é decorrente de uma parceria da Prefeitura de Canguçu junto ao Governo Federal – MEC. Em canguçu, é desenvolvido pela professora Luciane Gularte Zarnott, com encontros periódicos com os professores. A carga horária é de 68 horas, com encerramento previsto para dezembro deste ano.

Fotos do Desfile do dia 20 de Setembro

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 09:26

Informamos que o link para as fotos do desfile, que estava com problemas, já foi corrigido.

Clique aqui e veja as imagens.

Nova empresa se instala no Distrito Industrial

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 23 de set. de 2010 10:51

Na manhã de hoje, a municipalidade firmou um contrato com a empresa Bohm e Schneider, visando a concessão administrativa de uso de dois prédios, localizados no distrito industrial. Em contra partida, a empresa manterá, durante toda a vigência do contrato, no mínimo, 20 empregos diretos.

A Bohm e Schneider trabalha no ramo da metalurgia, produzindo diversos tipos de produtos, alguns deles voltados para a agricultura.

LILICO “ABRE O VERBO” E ENCANTA CRIANÇAS

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 10:50

Escola Victor Marques Porto promove dia voltado ao trânsito

Na sexta-feira, dia 17/09, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Victor Marques Porto dedicou o dia para o Projeto Viva Bem no Trânsito.

Pela manhã e pela tarde houve vários momentos em que os 236 alunos puderam mostrar o que já aprenderam sobre as atitudes no trânsito através de dramatizações e apresentações sobre o tema.

Um dos pontos de destaque foi a dramatização dos estudantes quanto ao uso do celular por motoristas em trânsito. Também a situação de ciclistas e pedestres foi um dos focos dos trabalhos apresentados.

A equipe do CFC – Canguçu e da SMEE teve participação importante junto aos estudantes da escola ao trazer informações sobre o tema. Dentro das estratégias que essa equipe tem para conscientizar os alunos das escolas participantes do projeto, foi criado o personagem Lilico, que ao tomar a palavra, de maneira lúdica, soube sensibilizar as crianças e tornar o assunto mais significativo.

O Projeto Viva Bem no Trânsito é uma parceria da Prefeitura de Canguçu junto ao CFC local e envolve as escolas do município com a intenção de, a longo prazo, formar condutores mais prudentes em prol de um trânsito mais pacífico.

Torneio de Futsal 2ª Divisão

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 22 de set. de 2010 05:23



O Núcleo de Esportes da SMEE informa que já estão sendo feitas as tratativas para a realização do Torneio de Futsal de 2ª Divisão.

Os interessados deverão entrar em contato com o Núcleo de Esportes – SMEE para a realização das inscrições que acontecerão na semana que vem, a partir de 27 de setembro.

O Torneio tem previsão para depois das eleições.

CANGUÇU SERÁ UM DOS PONTOS DE CULTURA DA COSTA DOCE

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 05:22






A Academia Canguçuense de História – ACANDHIS foi selecionada para ser um dos dezesseis pontos de cultura da região. A escolha aconteceu entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro a partir da análise de projetos apresentados pelos municípios à Furg, por meio do Programa Mais Cultura, do MEC.


PREFEITURA INVESTE NA SAÚDE DE GESTANTES

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 05:22

Mais de 3.600 gestantes têm gravidez acompanhada no ano pela Secretaria Municipal de Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde mantém o Programa de Atendimento às Gestantes – o SISPRENATAL e é uma política de saúde voltada à mulher gestante.

Em maio de 2010, a SMS realizou 1.600 consultas e inscreveu no Programa 247 gestantes, o que assegurou que as inscritas tivessem o parto hospitalar e vacinação.

Já, no Pronto Atendimento 24h, foram realizadas aproximadamente 3.420 consultas durante o mês de junho.

NÚMEROS/MÉDIA
- 300 gestantes em média por mês são atendidas = 3.600 gestantes por ano;
- 40 gestantes em média/mês são cadastradas no SISPRENATAL – Programa de Humanização do Parto e Nascimento = 480 gestantes/ano

ATENDIMENTO:
O pré-natal é ofertado no pronto Atendimento Municipal, no Hospital de Caridade de Canguçu, nos três Postos de Estratégia de Saúde da Família.

Na zona urbana conta-se com o auxilio dos Agentes Comunitários de Saúde dos postos de Estratégia de Saúde da Família para captar gestantes em fase inicial de gestação e as faltosas.

As gestantes do interior do município são acompanhadas através dos relatórios das consultas realizadas. Ao passar mais de 04 semanas sem o comparecimento ao serviço as gestantes são contatadas via telefone para saber o motivo da falta e tentar resolver o problema. Caso seja necessário busca-se a gestante e encaminha-se ao serviço.

No parto são assistidas por obstetras e os bebês por pediatras remunerados pela Prefeitura Municipal.

CANGUÇU TEVE UM DOS MAIORES DESFILES DO VINTE DE SETEMBRO

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 04:49


Tradicionalismo de Canguçu mostra por que é uma das grandes forças da cultura gaúcha do RS

Um dos mais desfiles de Vinte de Setembro já ocorrido em Canguçu foi o que a população canguçuense pode assistir ontem, no domingo de muito sol e fantástica expressão cultural gaúcha.

Diretamente 10 entidades promoveram o desfile que contou com 528 cavaleiros e mais de 1.000 pessoas envolvidas indiretamente na organização do evento. Estima-se que por volta de 7 mil pessoas prestigiaram o evento.

Neste ano, o desfile do Vinte de Setembro teve a participação da Brigada Mirim e do Proerdi bem com de escolas que se integraram como uma forma de fomento da tradição e preparo para a CIENA de 2010.

O evento ocorreu sob a coordenação de Arabi Pinto da Silveira.





Veja mais fotos clicando aqui

Veloterra

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 17 de set. de 2010 04:48

Festa de Aniversário do CRAS

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 13 de set. de 2010 09:50

Na última sexta-deira, dia 10, o CRAS comemorou seu 3º aniversário em uma bela festa com brinquedeiras, danças, pipoca,refrigerante e muitas outras atrações!








Veja mais fotos aqui

Encontro do Adolescência Sadia/PPV acontece hoje

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 09:36

Projeto mobilizou mais de 100 pessoas


No Cine-Teatro 27 de Junho, agora pela manhã(13/09), deu-se a abertura de mais um encontro de capacitação do Projeto Adolescência Sadia/PPV. O ponto alto está sendo a apresentação das experiências relacionadas ao trânsito desenvolvidas pelas escolas junto ao Projeto Viva Bem no Trânsito, uma parceria entre a Prefeitura de Canguçu e o CFC local.

À tarde, os trabalhos de capacitação terão continuidade com a palestra sobre “Hiperatividade”, pelo psiquiatra Danilo Rolin, tema de interesse sobretudo de professores que se defrontam com essa situação no cotidiano escolar.

O Projeto Adolescência Sadia/PPV deu foco pela manhã à temática do trânsito por causa da violência nesse segmento em Canguçu, o que faz do município um dos 50 mais violentos do Estado.



O depoimento de Ariovando Rutz Belling deixou claro o quanto bebida alcoólica e direção não combinam. Ele é hoje um cadeirante, fato provocado por acidente de trânsito. Rutz enfatizou que uma educação correta por parte dos pais e uma ajuda da escola podem evitar o que aconteceu com ele.

A abertura contou com a presença da Secretária Mara Mota, do Secretário Andrio Aguiar, da Educação e Esportes, do Rogério Machado e da equipe do CFC-Canguçu.


Ronda do CTG Sentinela da Armada e Escola José Luiz da Silva

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 07:17







Texto enviado por Onaira Fonseca:

"No dia 12 de setembro o CTG Sentinela da Armada, localizado no 5º distrito de Canguçu, realizou mais uma vez a sua já tradicional ronda cultural tradicionalista em parceria com a escola José Luiz da Silva, onde nossos alunos e professores participaram com todo o entusiasmo através de apresentações artísticas culturais como: declamações, danças, música, etc.

Pela manhã o grupo Tropeiros da Liberdade, da 16ª RT (município de Cristal) acendeu uma centelha da Chama Crioula no CTG Sentinela da Armada, conduzindo-a até aquele município.
Apesar do mau tempo, à tarde recebemos as seguintes visitas: E.E.E.F. Orestes Paiva Coutinho, E.M.E.F. Oscar Fonseca da Silva, E.M.E.F. Castelo Branco, o PTG Lanceiros do Sul - 4º distrito e do patrão do PTG Cerca de Pedras juntamente com seu filho, que passaram o dia na ronda com o objetivo de divulgar o Esporte Campeiro (jogos de truco, tava, boxa, solo, e outros).

À noite, abrilhantaram nossa ronda as invernadas da escola municipal Castelo Branco (adulta - formada por professores e funcionários); do CTG Raul Silveira (mirim, juvenil e adulta) e a invernada do CTG Tropeiros da Amizade (adulta), as quais deram um show de harmonia, interpretação e talento através da apresentação de várias danças tradicionais.

Várias outras apresentações artísticas, como dança de facões, chula, trova e músicas estavam previstas para a parte final da ronda, mas o mau tempo fez com que faltasse energia elétrica e assim a ronda foi prejudicada, tendo que serem encerradas as atividades antes do horário previsto. Apesar disso a patronagem permaneceu no local até a meia-noite, quando então foi extinta a centelha da chama crioula. "

Canguçu receba a Chama Crioula

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 05:56

Na tarde de ontem (12) os Cavaleiros do Piquete O Vanguardeiro chegaram na cidade, trazendo a centelha da Chama Crioula, que foi retirada, no dia 08, em Pedro Osório.

Depois de ser escoltada pelos nobres cavalarianos, a Chama foi recebida, no Monumento ao MTG, pelo Prefeito Municipal, Cassio Mota; pelo Conselheiro do MTG, Fábio Mattos; pela 1ª Prenda da 21ª RT, Pedrita da Fonseca Cavalheiro, além dos Secretários Municipais e Vereadores de Canguçu. A saudação à Chama Crioula foi feita pela tradicionalista Renata Oliveira da Silva.

A Chama ficará, até o dia 20, na Brigada Militar, onde cada entidade irá retirar uma centelha, conforme a programação.

174 Anos da Proclamação da República Rio-Grandense

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 05:31

No ano de 1836, após uma brilhante vitória farroupilha na Batalha do Seival, o coronel Antônio de Souza Neto proclama a República Rio-Grandense, separando a Província de São Pedro do norte do Brasil.
Era o dia 11 de setembro.
Confira as palavras de Neto:


"Proclamação da República Rio Grandense

Bravos Companheiros da 1ª Brigada de Cavalaria!

Ontem obtivestes o mais completo triunfo sobre os escravos da corte do Rio de Janeiro, a qual, invejosa das vantagens locais da nossa província, faz derramar sem piedade o sangue dos nossos compatriotas para, deste modo, fazê-la presa das suas vistas ambiciosas.
Miseráveis! Todas as vezes que seus vis satélites se têm apresentado diante das forças livres, tem sucumbido, sem que este fatal desengano os faça desistir dos seus planos infernais.
São sem número as injustiças feitas pelo governo: seu despotismo é mais atroz. E sofremos calados tanta infâmia? – Não.
Nossos compatriotas, os rio-grandenses, estão dispostos como nós a não sofrer por mais tempo a prepotência de um governo tirano, arbitrário e cruel, como o atual.
Em todos os ângulos da província não soa outro eco que independência, república, liberdade ou morte.
Este eco majestoso, que tão constantemente repetis, como uma parte deste solo de homens livres, me faz declarar que proclamamos nossa independência provincial, para o que nos dão bastante direito os nossos trabalhos pela liberdade e o triunfo que ontem obtivemos sobre estes miseráveis escravos do poder absoluto.
Camaradas! Nós, que compomos a 1ª brigada do exército liberal, devemos ser os primeiros a proclamar, como proclamamos, a independência desta província, a qual fica desligada das demais do Império, e forma um Estado livre e independente, com o título de República Rio-Grandense, e cujo manifesto às nações civilizadas se fará competentemente.
Camaradas! Gritemos pela primeira vez: Viva a República Rio-Grandense! Viva a Independência! Viva o exército republicano rio-grandense!

Campo dos Meneses, 11 de setembro de 1836. – Antônio de Souza Neto, coronel comandante da 1ª brigada."

SMAS também esteve no Desfile do dia 07

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 10 de set. de 2010 06:46

Confira imagens do desfile dos grupos da Secretaria Municipal de Assistência Social:






Semana Farroupilha 2010

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 06:17

Você já pode encontrar a programação completa da Semana Farroupilha de Canguçu no site da Prefeitura:
www.prefeituracangucu.com.br na sessão agenda, que fica no lado esquerdo superior da página.

Amanhã é dia de acompanhar a ronda do CTG Sentinela das Coxilhas. Confira:

11 de setembro – CTG Sentinela das Coxilhas
Local: Coxilha dos Silveiras – 1º distrito, Canguçu-RS
8h – Atividades diversas
9h – Abertura – apresentação de escolas: poesias e contos
10h – Escolas -apresentações
com o lema “Os estrangeiros e suas façanhas”
12h – Almoço
14h30min – Chegada da Chama Crioula – conduzida
pelo piquete “O Vanguardeiro”
16h – Apresentações de Invernadas Artísticas
18h – Culto Crioulo
20h – Tertúlia livre – cantores, trovadores e
repentistas

CEO FAZ MAIS DE 26 MIL ATENDIMENTOS NO ANO

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 06:11


Centro de Especialidades Odontológicas mantido pela Prefeitura de Canguçu é principal referência de saúde gratuita bucal para a Região Sul


O Centro de Especialidades Odontológicas, mais conhecido por CEO, situado no Bairro Triângulo, é fruto da atual Administração em proporcionar serviços gratuitos na odontológica ao oferecer as principais especialidades nesta área da saúde.

A importância desse Centro é de tal maneira que além da população de Canguçu, o CEO atende mais 10 municípios da Região Sul: Arroio do Padre, Capão do Leão, Cristal, Morro Redondo, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Piratini, Santana da Boa Vista, São Lourenço do Sul e Turuçu.


São especialidades do CEO:
- PERIODONTIA: trata das doenças da gengiva além de cuidar das estruturas que dão suporte, nutrição e sensibilidade ao dente.
Consultas: 103
Procedimentos: 321

- CIRURGIA: extrações de dentes e raízes e outras pequenas cirurgias.
Consultas: 118
Procedimentos: 277

- ENDODONTIA: tratamento dos canais.
Consultas: 119
Procedimentos: 391

- PRÓTESE: 48 próteses/mês.

- PACIENTES ESPECIAIS:
Consultas: 90
Procedimentos: 263

- RAIO X:
Consultas: 71
Procedimentos: 90

- ODONTOPEDIATRA: programa Bebê Sorriso - trabalho de prevenção de cárie em crianças.
Consulta:32
Procedimentos: 46

TOTAL DE ATENDIMENTOS:
- 2.201 mensais
- 26.412 ano.