Mais de 6.200 alunos recebem alimentação escolar na Rede Municipal

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 9 de ago. de 2010 09:59



Cardápio rico em nutrientes e diversificado tem origem na Agricultura Familiar de Canguçu

Em atendimento à Lei 11.947/2009 que dispõe as diretrizes sobre a alimentação escolar nas escolas brasileiras, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, através do Setor de Alimentação Escolar, tem conduzido o processo de aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar de Canguçu.

A iniciativa, além de cumprir o disposto legal, propicia uma melhor qualidade alimentar e nutricional aos estudantes das escolas municipais ao fornecer alimentos saudáveis e ao respeitar os hábitos culturais das famílias da região. Além disso, o fato de agricultores familiares venderem sua produção à Prefeitura, para a alimentação escolar, representa uma nova oportunidade de negócios e geração de renda, vindo a dar uma maior sustentabilidade ao meio rural do município. Mel, suco, peixe, cebola, cenoura, feijão, batata são alguns dos exemplos de produtos adquiridos.

Para realização da compra dos produtos, é feito Chamada Pública, onde são apresentadas as propostas dos agricultores familiares, todos organizados em grupos formais, entendendo-se por cooperativas e associações. Do montante envolvido para a aquisição dos alimentos, a SMEE dedica pelos menos 30% do valor para os gêneros da Agricultura Familiar, respeitando o que determina a legislação.

Ainda, a alimentação escolar oferecida na Rede Municipal conta com a atuação do Conselho de Alimentação Escolar que, de maneira ativa, colabora nas discussões e decisões afins. Também há a orientação de nutricionista quanto à organização dos cardápios oferecidos nas escolas de forma a assegurar uma alimentação de qualidade. Além disso, a SMEE realizou, junto ao CECANE-UFRGS – Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar, curso de capacitação para a alimentação escolar, realizado em três momentos

0 Response to "Mais de 6.200 alunos recebem alimentação escolar na Rede Municipal"

Postar um comentário