OPERAÇÃO CANGUÇU

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 10 de nov. de 2010 04:06

Por ocasião das comemorações do Bicentenário do Brigadeiro Antônio de Sampaio – Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro, a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada participará da Operação CANGUÇU entre os dias 08 e 11 de novembro de 2010. A partir do dia 08, os soldados sairam em um exercício de Marcha para o Combate a pé de 80 Km dos Batalhões subordinados à Brigada. A marcha teve início nas localidades de PINHEIRO MACHADO, SÃO LOURENÇO DO SUL e PEDRO OSÓRIO e será concluída na cidade de CANGUÇU.

No dia 11, por ocasião das chegadas das tropas do 9°, 18° e 19° Batalhões de Infantaria Motorizado sediados em PELOTAS, SAPUCAIA DO SUL e SÃO LEOPOLDO, respectivamente, haverá uma formatura e uma Ação Cívico Social (ACISO) na localidade canguçuense. Com duração de 08 às 17 horas, o ACISO será composto de apresentação da Banda de Música da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, demonstração de cães do 8º Pelotão de Polícia do Exército, atendimento médico e orientação odontológica do Posto Médico da Guarnição de Pelotas, bem como confecção e/ou encaminhamento de documentos como Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, CPF, 2ª Via de Certidão de Nascimento. Será realizado Culto Religioso seguido de Assistência Religiosa, Assessoria Jurídica organizado pelo Comando desta Grande Unidade. E, ainda, haverá Pista de Cordas para crianças, Cama Elástica e Passeio de Viaturas Blindadas controlados pela Companhia de Comando. O evento contará com apoio da Prefeitura Municipal de Canguçu.

O Brigadeiro SAMPAIO, na época Capitão, recém chegado de Pernambuco, realizara marchas e ações táticas na região de Canguçu, quando da Revolução Farroupilha. Após a conquista da localidade, estabeleceu seu Posto de Comando no atual Cine Teatro 27 de Julho de 1845 a 1849, visando à consolidação da paz na região. Em 1849, casou-se em Jaguarão com a jovem Júlia dos Santos Miranda, natural de Canguçu, local onde a conheceu.

“SAMPAIO 200 ANOS: CORAGEM E DETERMINAÇÃO”

0 Response to "OPERAÇÃO CANGUÇU"

Postar um comentário