Fique de “olho” na OLHO D’ÁGUA
Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 18 de jun. de 2010 05:39
Agroindústria de peixe é exemplo de como é possível agregar valor aos produtos da agricultura familiar.
Já há algum tempo Canguçu vem buscando o desenvolvimento rural por meio de estímulos à agroindústria. Um dos pilares dessa estratégia está na organização dos agricultores em associações como forma de unir esforços e garantir a realização de projetos.
Uma boa experiência nesse sentido é a organização dos criadores de peixe, que uma vez estruturados em associações, puderam produzir e comercializar seus produtos in natura e processados. Ainda, o regime de parceria permite que os piscicultores se qualifiquem no segmento agroindustrial.
É nesse contexto que se destaca a OLHO D’ÁGUA, um exemplo de projeto agroindustrial bem sucedido. Localizada no Iguatemi, 2º distrito de Canguçu, é uma empresa de processamento de peixes de associados da APISC*. Totalmente legalizada, com estrutura predial e abatedouro atendendo às exigências sanitárias, conta com o SIM – 30, o selo de Inspeção Municipal que garante produtos de excelência.
Sob direção do piscicultor Diego Cardoso Lopes, na Olho d’Água são abatidos e processados carpa – capim, húngara, cabeça grande e prateada; jundiá e traíra – na forma eviscerados e filé. Também é prevista inclusão do peixe tilápia para o ano de 2011, além da diversificação de produtos como embutidos à base de peixe.
Como forma de estimular o consumo de peixes e divulgar a marca, a Olho d’Água tem, a partir do mês de junho, às quintas-feiras, um ponto de venda junto à feira de produtos orgânicos, em frente à Prefeitura de Canguçu. Segundo Diego Lopes, a procura pelos produtos da Olha d’Água tem sido positiva.
*APISC – Associação dos piscicultores de Canguçu.
Postar um comentário