Canguçu Comemora 153 Anos

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 17 de jun. de 2010 10:26


A história de Canguçu está ligada aos primórdios da formação do Rio Grande do Sul e ocupou posição importante na formação do povo gaúcho. Canguçu teve os índios guaranis como os primeiros habitantes. Logo após, por volta de 1760 a região foi palco das muitas lutas entre espanhóis e portugueses que disputavam a posse dela. Depois, uma vez cessada essa fase, em torno de 1793, as terras foram organizadas em sesmarias. Paulo Rodrigues Xavier Prates e João Francisco Teixeira de Oliveira que ora disputavam a área, em acordo, doaram a região que hoje é a cidade, na época Rincão do Tamanduá, para construção de uma capela. Essa localidade, de 1780 a 1799, foi parte de uma maior de mais de doze léguas de sesmarias. Em 1799, 140 moradores fizeram uma petição para que fosse fundado o povoado e construída a capela. Logo, em 1800, houve o lançamento da pedra fundamental da Capela Nossa Senhora da Conceição e em 1812, Canguçu foi elevada à condição de Freguesia, pelo príncipe regente Dom João. Finalmente, em 27 de junho de 1857, teve sua emancipação.

A partir daí, Canguçu teve participação importante em muitos fatos da história brasileira e gaúcha, destacando-se, no envolvimento na Revolução Farroupilha e na Federalista. Aos poucos foi recebendo várias etnias – açorianos, espanhóis, negros, alemães, italianos, franceses entre outros que somaram no desenvolvimento do município tendo como focos principais a pecuária e a agricultura de perfil familiar. Atualmente conta com uma população de 56 mil moradores, maioria ainda no interior e outra parte na cidade, bastante diversificada economicamente. É um dos principais municípios da Região Sul, sendo a 3ª potência econômica.

Seguindo uma história de prosperidade, neste ano, Canguçu vive o 153º aniversário sobre o lema “Canguçu 153 anos: este povo tem história”.

0 Response to "Canguçu Comemora 153 Anos"

Postar um comentário