Marquinho Brasil em Canguçu

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 29 de dez. de 2010 07:46

Dia 30 de Dezembro, o cantor Marquinho Brasil estará realizando o lançamento do seu novo CD "Com as Próprias Mãos", no Cine Teatro 27 de Junho, à partir das 20h e 30 min.

Sobre MARQUINHO BRASIL
Marco Antonio Brasil Cruz de Lima, “Marquinho Brasil”, não carrega o Brasil apenas em seu nome. Nasceu em Rio Branco/AC e, devido às atividades de sua família, teve a necessidade, e a oportunidade, de residir em Brasília/DF e Juiz d


e Fora/MG, antes chegar a Pelotas/RS, há 18 anos.
O contato com a música começou em família, acompanhando seu pai, seresteiro, desde cedo. Aos 16 anos, já em Brasília, os festivais escolares o incentivaram a compor e, em 1987, fez seu primeiro show com sua banda MIR (paz, em russo). Em 1988 participou de diversos musicais com o grupo folclórico “Novos Baianos”, no Teatro Nacional/DF, sob a direção de Raimundo dos Santos Filho, seu Mestre de Capoeira.
Figuram dentre suas mais marcantes apresentações as que fez no Festival da Cultura Caribeña, em Cuba, festivais em Dom Silvério e Goianá/MG, Festival Nacional de Ilha Solteira/SP e Festival Seiva da Terra em Rio Grande/RS, destacando-se neste último como revelação, melhor letra e 2º lugar.
Quando chegou a Pelotas/RS participou da montagem dos espetáculos “Algo em Comum”, “Arte por Conseqüência” e “Místico”, entre outros, aliando a performance musical à expressão corporal.
DISCOGRAFIA
Em 2000, Marquinho Brasil lança seu primeiro disco, “Andarilho”, pelo selo Vozes, contando com a participação de músicos como Luke Faro, Juca de Leon, Luiz Borges e Leonardo Vergara. Neste trabalho Marquinho expressa a simplicidade dos sentimentos.
“Real e abstrato”, seu segundo disco, é lançado em 2002, de forma independente, com participação de Leonardo Vergara e Anne Campos. Neste trabalho se faz presente a poesia inspirada na natureza e o tom universal que emana do canto telúrico. Mestre em capoeira, Marquinho presta tributo à sina do batuque, resistência perante o ódio branco. A sonoridade, por conta dos arranjos que exigiram uma elaboração apurada, mostra o amadurecimento do músico.
Em seu terceiro disco, “Estrada”, lançado em 2005, mostra a identificação de um estilo, que caminha do blues ao baião, com autenticidade. Egbert Parada, Fabrício “Pardal” Moura, Luciano Maia, Alexandre Chagas, Serginho Souza, Leonardo Oxley e Leonardo Vergara figuram como músicos convidados.
Seu quarto disco, “Com as Próprias Mãos”, lançado em 6 de novembro de 2010, com espetáculo em um dos mais tradicionais teatros do Brasil, Theatro Guarany, em Pelotas/RS. Nesta obra Marquinho conseguiu sintetizar as idéias dos discos anteriores, criando assim um projeto completo, rico em poesia, ritmos e melodias, mostrando uma sonoridade resultante de todas as influências acumuladas em suas andanças, onde o acústico se encontra com drives de guitarra, sem perda da identidade.

0 Response to "Marquinho Brasil em Canguçu"

Postar um comentário