OPERAÇÃO CANGUÇU ENVOLVERÁ MAIS DE 500 MILITARES

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 29 de out. de 2010 04:55



Nos dias 08 a 11 de novembro, em Canguçu, o comando da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, juntamente com o 9º Batalhão de Infantaria Motorizada – BIM – de Pelotas, o 18º BIM de Sapucaia do Sul e o 19º BIM de São Leopoldo, estarão promovendo uma das maiores ações militares já vista na região, em alusão ao Bicentenário do Brigadeiro Sampaio.

Está prevista a saída de três colunas militares, uma de cada município: São Lourenço do Sul, Pinheiro Machado e Pedro Osório. Todas percorrerão em torno de 80 km em direção a Canguçu, local onde haverá a concentração dos militares e a culminância da ação, prevista para o dia 11. Pela sistemática prevista, haverá uma parada das colunas pouco antes da cidade para que, de forma simultânea, os três destacamentos realizem a entrada por diferentes três pontos em direção à Praça Central. Prevê-se ainda, um desfile pela rua General Osório.

A Operação Canguçu fará uma atuação militar jamais vista na cidade. Dentre as atividades previstas pelos militares do Exército Brasileiro, estão a demonstração de combate e a exposição de equipamentos, armamentos e carros de combate. Paralelo a isso, acontecerá a ACISO – Ação Cívica Social por meio de dentistas, médicos e obtenção de carteiras de identidade, entre outros, que em parceria com entidades competentes em prol da população local que contará com os serviços de forma gratuita. Também, haverá a formatura de militares.

Para o Coronel Garcia, articulador da Operação, o objetivo da ação é o estreitamento de laços de amizade entre os civis e os militares. Já o Major Lisboa enfatizou que apoiar a população nas ações sociais é manter vivo o lema do Exército “Braço Forte, Mão Amiga”.

Por fim, ressaltou que o evento é uma forma de a população conhecer melhor o que o Exército tem de bom e que sente satisfação em apoiar a importante ação.

Após essa reunião no Gabinete do Prefeito, a partir de agora, seguirão os detalhamentos da Operação.

Novo caminhão para a coleta seletiva

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 04:50



A Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo adquiriu, através da Consulta Popular 2009, um caminhão para a realização da coleta seletiva de lixo, serviço que era terceirizado.

O roteiro que será realizado por ele, tanto na zona rural, quanto na urbana, ainda não foi definido, mas, inicialmente, a coleta na cidade continuará sendo na sexta-feira.

Gaucho way of life

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 26 de out. de 2010 04:26

Por: Volnei Ceron dos Santos


Não, não meu amigo, não se trata de passar o rebenque no linguajar gaudério, nem de afrontar a nossa identidade gaúcha. Pelo contrário, um elogio, mais que doces palavras, a certeza de que as nossas bombachas, o nosso chapéu e nossas esporas; nosso churrasco, nosso chimarrão e nossa integração dão de longe, em cancha aberta, vitória sobre o American way of life, o famoso estilo americano de vida, na sua tradução.

Se os amigos do Norte tivessem presenciado as 24 edições da Ciena - Ciranda Estudantil Nativista, só caberia a eles entender que o Gaucho way of life, o estilo gaúcho de vida, numa analogia aragana, supera o que os gringos quiseram imprimir ao mundo desde o século 17 e principalmente quando e após o momento da Guerra Fria.

Para o people of the United States determinação, trabalho e habilidade deveriam ser exemplos para si e para o mundo, como um estilo de vida a ser seguido. Somando-se a esses princípios, o que de fato resultou, a invasão cultural sobre as muitas nações do mundo.

Mas, há um ponto que devemos concordar. Só é invadido um povo que não tem identidade cultural definida no sangue e nas manifestações de vida. Por isso, o nosso Rio Grande do Sul fez a American of the gaucho. Por aqui, é bem verdade que o jeans azul veste muitas pernas de peões e prendas, mas jamais vestirá o coração dos mais de dez milhões de gaúchos que fazem um dos poucos povos que entoa o hino rio-grandense com peito estufado, marcado por um sentimento de patriotismo, único.

Por isso essa crônica. Tentar explicar isso é difícil, mas dá para entender o Gaucho way of life. Por aqui, a cultura não é a da violência, a do crack, a das armas, a da estereotipação na mente e nas brincadeiras imaginárias de nossos piazitos. Não são os filmes de Hollywood que fazem a nossa cultura. São sim, meu amigo, os causos de João Simões Lopes Neto, as nossas lendas e canções nativistas; as provas campeiras, as lides do campo e as lutas por melhoras; os piquetes, os CTGs, a nossa vida... enfim, o nosso jeito de ver o mundo e de fazê-lo é que dão o tom mais vivo, mais colorido e mais gaúcho.

Assim, meu caro, veja que não há quem não se impressione com o que a Ciena faz pelo nosso Rio Grande. Ali, a cada trabalho manual, a cada desenho, a cada canto, a cada dança e a cada momento da história encenado pude bem ver e sentir o que é ser gaúcho na essência e na alma representativa de Blau Nunes, personagem mítico dotado de virtudes que até mesmo os americanos invejariam.

Por aí noto que, quando educação e cultura se unem, não há estrangeirismo que se suplante sobre nós. Tudo começa com nossas crianças. Ensiná-las a amar sua terra, sua gente e sua história é o caminho, coisa que nem o maior cinema do mundo até hoje conseguiu de fato superar o nosso jeito de ser gaúcho.




Texto publicado no Diário Popular, dia 25/10/2010

Obras no Distrito Industrial estão em ritmo acelerado

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 21 de out. de 2010 04:47

Ontem o prefeito esteve no Distrito Industrial conferindo o andamento das obras. Veja as fotos:





Comemoração pela passagem do Dia do Idoso

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 03:57


No dia 22 de outubro, a Secretaria Municipal de Assistência Social estará comemorando a passagem do Dia do Idoso com a seguinte programação:

10h: Abertura
Caminhada com saída da sinaleira da Casa Norma, indo até a Secretaria de Assistência Social.
10h e 30 min: Saudação das autoridades
11h: passeio turístico
12h: almoço na sede campeira do CTG Sinuelo
13h e 30 min: palestra motivacional
14h: bailinho
15h: escolha da idosa Munícipio

SMAS Comemora o Dia das Crianças

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 19 de out. de 2010 08:29


No dia 16, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou uma festa em comemoração a passagem do Dia das Crianças. A festa contou com brinquedos infláveis, atividades recreativas e distribuição de cachorro-quente, pipoca e balas e apresentação da peça teatral O PATINHO FEIO, do grupo Tita, da Igreja Luterana.

SMAS Adquire Brinquedos

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 05:11


A Secretaria de Assistência Social adquiriu diversos brinquedos, que servirão de auxilio para os trabalhos pedagógicos nos 4 centros de Assistência: CRAS, CEAF Vila Fonseca, CEAF Triângulo e CREAS.

Entre os brinquedos estão bonecas, jogos, livros, filmes, mesas, e outros.

No CRAS, esses brinquedos também farão parte da brinquedoteca, que está aberta à comunidade diariamente.

Copa Blumenau Esportes 2ª Divisão

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 05:09

Confira as chaves e as rodadas:
CHAVE A
Bloco 7, Fênix, Sul Brasil, Mercado Becker/Casa do Estofador.

CHAVE B
Juventude, Restolho, Não Boca e Agripeças.

CHAVE C
Abastecedora GM, Excluídos, Rayo Vallecano e Independente.

1ª RODADA
Juventude x Restolho
Bloco 7 x Sul Brasil
Abastecedora GM x Excluídos
Não Boca x Agripeças

2ª RODADA
Fênix x Mercado Becker/Casa do Estofador
Juventude x Agripeças
Não Boca x Restolho
Rayo Vallecano x Independente

3ª RODADA
Juventude x Não Boca
Bloco 7 x Mercado Becker/Casa do Estofador
Sul Brasil x Fênix
Excluídos x Rayo Vallecano

4ª RODADA
Preliminar x Preliminar
Fênix x Bloco7
Restolo x Agripeças
Abastecedora x Independente

5ª RODADA
Preliminar x Preliminar
Sul Brasil x Mercado Becker/Casa do Estofador
Excluídos x Independente
Abastecedora GM X Rayo Vallecano

6ª RODADA
1º lugar geral enfrenta o 8º lugar geral e assim sucessivamente:
4º x 5º
3º x 6º
2º x 7º
1º x 8º

7ª RODADA - Semifinal:
Preliminar x Preliminar
Preliminar x Preliminar
2º x 3º
1º x 4º

8ª RODADA - Final:
Preliminar x Preliminar
Preliminar x Preliminar
Perdedor do Jogo 02 x Perdedor do Jogo 01
Vencedor do Jogo 01 x Vencedor do Jogo 02

Teatro nos Bairros

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 05:06

Secretaria Municipal de Assistência Social lança mais uma ação para a população dos bairros

A partir de agora, a população interessada em mais uma alternativa cultural já poderá contar com mais uma oportunidade: o teatro. A ideia é envolver os interessados, sobretudo crianças e adolescentes neste projeto de forma a ampliar a cultura deles, despertar talentos e protegê-los de drogas e de outros fatores de risco.

Para o desdobramento da ação, a SMAS contratou um instrutor de teatro de forma a desenvolver as dramatizações a partir dos conhecimentos técnicos inerentes. O Cine-Teatro 27 de Junho será um dos palcos do projeto que será desenvolvido junto aos CEAFs e do CRAS.

A previsão é de que já para este Natal Serra do Sul a comunidade canguçuense possa prestigiar a apresentação teatral do Projeto Teatro nos Bairros.

Os interessados em fazer parte do projeto podem buscar informações junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, nos CEAFS e no CRAS.

Teatro nos Bairros é uma ação que se soma às de música, esporte, grupos de convivência, artesanato, profissionalização e do Adolescência Sadia como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas e ocupar os jovens

VI Seminário Regional de Ensino Religioso.

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 15 de out. de 2010 05:03

Amanhã, dia 16, no Cine-Teatro 27 de Junho, a partir das 8h30min, acontecerá o VI Seminário Regional de Ensino Religioso.

O evento é uma promoção da 5ª Seccional – Coner – RS e da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Canguçu e contará com professores de Canguçu, Pelotas, Pedro Osório, Cerrito, Piratini, Jaguarão e São Lourenço, das redes pública e particular .

A abertura oficial será às 9h e o encerramento às 16h30min.

Grande festa para as crianças

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 04:54

Secretaria Municipal de Assistência Social promove grande festa para as crianças no dia 16 e convida comunidade em geral

A SMAS estará, neste dia 16 de outubro, promovendo uma grande festa em comemoração ao Dia da Criança. O evento acontecerá na Quadra Municipal de Esporte, a partir das 16 horas e contará com brinquedos infláveis, atividades recreativas e distribuição gratuita de cachorro-quente, pipoca e balas.

O encerramento está previsto para as 18h, no Cine-Teatro 27 de Junho, com a apresentação gratuita da peça teatral O PATINHO FEIO, do grupo Tita, da Igreja Luterana.

Haverá ônibus, a partir das 15h30min, saindo do CEAF Triângulo, passando pelo CEAF Fonseca e CRAS – Vila Nova e Isabel.

O evento é uma promoção da Prefeitura de Canguçu por meio da SMAS juntamente com os Centros de Assistência Social – CRAS e CEAFs.

Seminário de Segurança Alimentar

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 14 de out. de 2010 11:26

Em comemoração a Semana Mundial da Alimentação e fazendo parte das atrações do 1º Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, está acontecendo, em frente a Prefeitura, distribuição de receitas, mudas de hortaliças, folders, sucos, tortas, bolos, pães e instruções sobre pirâmide e roda dos alimentos.

Também estão em exposição galinhas coloniais, frangos de corte e cordeiros Ille de France cruzados.

Estão trabalhando nesse evento a Apisc (Associação dos Piscicultores de Canguçu), Emater, Escola Técnica Estadual de Canguçu, Centro Espírita Trabalhadores do Evangelho, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação e Esportes, Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Estas atividades estão voltadas para o tema da A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAO: unidos contra a fome

A Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Canguçu, Maria Francisca Alves Branco Vieira informa que as reuniões acontecem na terceira quinta-feira de cada mês, às 10h, no Cine Teatro.







Suco de Couve e Limão

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 11:24

01 litro de água
01 limão
03 folhas de couve
Açúcar branco, mascavo ou mel a gosto

Lavar bem o limão e a couve e picá-los me pedaços pequenos;
Tirar as sementes do limão;
Liquidificar todos os ingredientes e coar.
Servir gelado.

Suco de cenoura

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 11:03

03 cenouras médias
01 copo de suco de limão
01 xícara de açúcar mascavo ou mel a gosto
01 laranja
02 litros de água

Pique a cenoura e a laranja com casca e sementes e liquidifique junto com o suco de limão e um copo de água. Coe. Acrescente o restante da água e, se necessário, açúcar.

Suco Verde

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 10:58

02 xícaras de folhas verdes escuras
01 xícara de frutas de sua preferência
03 xícaras de água
-liquidificar e coar
-evite deixar o suco parado

Bolo integral de banana

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 10:50

Ingredientes:
- 4 ovos inteiros
- 6 bananas caturras cortadas em rodelas
- 1/2 xícara de chá de óleo de canola
- 1/2 xícara de leite desnatado
- 1 xícara de chá de farinha de trigo integral
- 1 xícara de chá de aveia
- 2 xícaras de chá, não muito cheias, de açúcar mascavo
- Canela para salpicar
- 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador com apenas 1 banana, coloque em forma untada com óleo e farinha. Ponha as rodelas de banana sobre essa massa e salpique com canela. Asse em forno pré aquecido, a 180º por aproximadamente 50 minutos.

Fotos da XXIV CIENA

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 07:00

Acesse o link http://picasaweb.google.com/104462814097036024172 para ver todas as fotos.











XXIV CIENA

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 8 de out. de 2010 08:07







Imagens do Canto Individual

XXIV CIENA

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 06:09

XXIV CIENA
Programação de hoje, dia 08/10/2010

Agora pela manhã aconteceu a abertura das apresentações. Inicialmente o Secretário Municipal de Educação e Esportes deu as boas-vindas aos presentes e logo se passou para as primeiras modalidades: Modalidades: Desenho e Trabalhos Manuais, Canto Individual Feminino e Masculino - Pré-Escola e Canto Individual Feminino e Masculino - 1º ao 3º Ano encantaram o público presente.


Ginásio começa a tomar forma para a CIENA

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 7 de out. de 2010 06:58

A CIENA esse ano tem uma novidade: um show de abertura com o cantor Joca Martins. O show será no Ginásio Municipal Conrado Ernani Bento, às 20h e a entrada é franca.

Amanhã é od ia das apresentações da Pré-Escola 1 das categorias de 1º ao 6º ano. No sábado participam as categorias de 7º a 9º ano, Ensino Médio e EJA.

As modalidades declamação, violão, gaita e causo acontecemno Cine Teatro.

Desde o final do mês de setembro o ginásio está fechado para organizar a decoração do evento. Agora você vê duas fotos de como estão os preparativos:


ADC PASSO DO ATALHO PRESTA AGRADECIMENTOS À SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 06:26

SMS “abraça” causa e disponibiliza atendimento a crianças e apoio à Associação

O recém-empossado Presidente da Associação de Desenvolvimento do Passo do Atalho, Sr. José Arnilton Nogueira, em nome de sua entidade, vem a público, prestar agradecimentos à Secretaria Municipal de Saúde pelo fato desta ter sido parceira junto às ações da referida Associação.

Nogueira assumiu a nova Diretoria em julho deste ano e comprometeu-se em trabalhar pelo desenvolvimento da Associação e da comunidade local. Um das ações foi realizar um levantamento sobre as condições de saúde bucal das crianças.

Para a realização da ação, a E.M.E.F. São Luiz Gonzaga foi convidada a ser parceira, pois há crianças que são da comunidade e que também estão na escola uma vez que houve a necessidade de ser feito um trabalho de prevenção e tratamento odontológico.

Após prévio levantamento, que envolveu 128 crianças, a Associação de Desenvolvimento Comunitário Passo do Atalho, sob o comando da nova diretoria, entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Canguçu para buscar uma forma de atender à necessidade.

De imediato, a SMS, compreendeu a importância da ação proposta pela ACD Passo do Atalho, disponibilizou o Dr. Rogério Godoi para engajar-se no trabalho de prevenção e tratamento da demanda em forma de total apoio.

No dia 17/09, já no início dos trabalhos odontológicos, foram atendidas 14 crianças. Somam-se à parceria a ação por meio de palestras e práticas junto ao escovódromo.

Por essa razão, a ACD Passo do Atalho agradece e encontra-se satisfeita.

CRIADO NÚCLEO REGIONAL DE FRUTICULTURA

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 06:24


O secretário de Agricultura de Canguçu, Luiz Carlos Pureza Nunes, foi escolhido ontem (6) para coordenar o Núcleo Regional de Fruticultura, criado pelos integrantes da área de Agricultura da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) com o objetivo de fortalecer o setor na região. O núcleo também contará com a coordenação técnica da Embrapa, Emater e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Durante o encontro, realizado em Pelotas, os gestores municipais de Agricultura discutiram a necessidade de implementação de políticas para o incremento da produção de pêssego e para a comercialização da fruta junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e às indústrias conserveiras. O produtor Nelson Finardi, da Associação de Fruticultores Exportadores do Sul, salientou a necessidade de articular o grupo de produtores da região para aumentar mercados e padronizar produtos.

Os secretários também discutiram a necessidade de captar recursos para a realização de cursos técnicos destinados aos pequenos produtores rurais, especialmente integrantes da agricultura familiar, para capacitar mão-de-obra à utilização de máquinas agrícolas.

Heitor recebe o Viva Bem no Trânsito

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 6 de out. de 2010 07:04


Ontem, dia 05 de outubro, os mais de 350 estudantes da EMEF. Heitor Soares Ribeiro, da Florida, tiveram o dia para “trocarem figurinha” a respeito das atitudes em relação ao trânsito.

As atividades promovidas pelas equipes da SMEE, da STTOP e do CFC-Canguçu fizeram com que a participação dos alunos fosse bastante intensa.

O Viva Bem no Trânsito tem tido uma boa receptividade por parte dos alunos e tem conseguido criar conceitos em termos de melhores atitudes para o trânsito. Em cada escola, a dinâmica dos profissionais envolve um momento de sensibilização em prol da vida e outro, mais técnico, sobre os conhecimentos específicos em relação ao tema.

XXIV CIENA

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu , 5 de out. de 2010 10:11


Confira a Programação deste ano:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANGUÇU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES

XXIV Ciranda Estudantil Nativista – CIENA

LOCAIS:
Centro Esportivo Conrado Ernani Bento
Cine Teatro 27 de Junho

PROGRAMAÇÃO:
- 07 de outubro – quinta-feira
20h – Show de abertura da XXIV CIENA, com o cantor Joca Martins – Ginásio Municipal de Esportes

- 08 de outubro – sexta-feira
Categorias: Pré-Escola, 1º ao 3º Ano e 4º ao 6º Ano

GINÁSIO MUNICIPAL DE ESPORTES
8h15min – Início dos Trabalhos e Composição da Comissão Avaliadora
Modalidades: Trabalhos Manuais, Desenhos, Canto Individual Masculino e Feminino

13h – Abertura Oficial da XXIV CIENA

13h30min – Modalidades: Canto Individual Feminino (4º ao 6º Ano), Danças de Salão, Entradas e Danças Tradicionais

CINE TEATRO 27 DE JUNHO
8h45min – Chamada da Comissão Avaliadora e início das apresentações
Modalidades: Declamação Masculina

14h – Reinício das Apresentações
Modalidades: Declamação Feminina, Violão e Gaita

- 09 de outubro – sábado
Categorias: 7º ao 9º Ano , Ensino Médio e EJA

GINÁSIO MUNICIPAL DE ESPORTES
8h15min – Avisos Gerais e Formação da Comissão Avaliadora

8h30min – Modalidades: Trabalhos Manuais, Desenho, Canto Individual Feminino e Masculino

13h – Apresentação das Invernadas do CTG Minuano – Herval/RS

13h30min – Modalidades: Canto Coletivo, Danças de Salão, Entradas e Danças Tradicionais


CINE TEATRO 27 DE JUNHO
8h30min – Chamada da Comissão Avaliadora e Início das Apresentações
Modalidades: Declamação Masculina, Violão e Gaita

13h45min – Reinício das atividades
Modalidades: Declamação Feminina e Causos

HEITOR SOARES RIBEIRO recebe equipe da UFRGS e do NTE

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 10:07



Dando continuidade ao processo de formação de professores para uso dos laptops em sala de aula como ferramenta pedagógica, no dia 23/09, ocorreu o terceiro dia de trabalho ao envolver os professores da Escola.

Na oportunidade, estiveram presentes as equipes da SMEE, da UFRGS/LEC e do NTE/Bagé para acompanhar o processo de formação dos docentes e propiciar um intercâmbio sobre as implicações envolvidas, nesse novo ambiente educacional, em relação aos aspectos pedagógicos do UCA.

Canguçu recebeu CFOR

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 10:03



O curso mais importante do Movimento Tradicionalista Gaúcho, o CFOR, foi realzado em Canguçu dia 02 e contou com a participação de tradicionalistas de diversas Regiões Tradicionalistas. Na parte da tarde foi feito o curso de Juiz de Campeira.

O Secretário Andrio Aguiar agradeceu a confiança que o MTG e a 21ª RT depositam no nosso município para a realização de eventos desse porte.



SMS investe na qualidade de vida em Canguçu

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 10:01


A secretaria Municipal de Saúde está realizando um pregão para a aquisição de 2 academias ao ar livre que serão instaladas, no primeiro momento, na Praça Central e no Ginásio Municipal Conrado Ernani Bento.

As academias ao ar livre estarão à disposição da população e, em horários pré-determinados, profissionais da Secretaria de Educação e Esportes farão o acompanhamento dos exercícios.

A Secretaria de Saúde sempre demonstrou preocupação com a qualidade de vida da comunidade canguçuense. Outro exemplo disso é o projeto Agita Canguçu que vem sendo realizado no Ginásio Municipal e nas Escolas Irmã Maria Firmina Simon e Geraldo Antônio Telesca.

Alunos entrevistam o Prefeito

Postado por Prefeitura Municipal de Canguçu 09:56


Dia 30 de setembro os alunos da turma do 3° ano da Escola Geraldo Antônio Telesca estiveram visitando a Prefeitura Municipal de Canguçu e, entre outras coisas, fizeram uma série de perguntas para o Prefeito Cássio Mota.

Este passeio faz parte do estudo dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.